Rio Lima - Conhecer para Cuidar

A comunidade Educativa da Escola Básica de Ponte de Lima, pertencente ao Agrupamento de Escolas António Feijó, abraçou de corpo e alma o projeto “Rio Lima – conhecer para cuidar”, procurando contribuir para o aprofundamento do conhecimento do mais importante recurso natural do concelho e promover medidas que visam a sua preservação.

sexta-feira, 27 de junho de 2014

Apreciação dos resultados - Qualidade da água do Rio Lima

Apreciação dos resultados
As duas análises efetuadas, tendo em vista a caracterização da qualidade da água do Rio Lima para consumo humano (DL n.º 306/2007 de 27/08), evidenciam uma degradação de alguns parâmetros microbiológicos e físico-químicos, entre a Nascente, em Xinzo de Lima e o Arnado, em Ponte de Lima. O quadro anexo permite constatar uma degradação dos parâmetros microbiológicos entre a Nascente e o Arnado traduzido pelos valores obtidos para as contagens de Coliformes, Enterococos e Escherichia coli. Pode-se, ainda, concluir que esta degradação da qualidade da água no que concerne aos parâmetros microbiológicos analisados estará associada a poluição orgânica, isto é, ao lançamento no rio sem o tratamento adequado e estabelecido na legislação vigente, de efluentes a montante do Arnado. Importa pois localizar e identificar as fontes de poluição orgânica a montante do Arnado, que estarão certamente associadas ao despejo de esgotos humanos e eventualmente de instalações agro-pecuárias (vacarias, etc.).
No que concerne aos parâmetros físico químicos o pH na nascente encontra-se abaixo do valor paramétrico para consumo tal como no Arnado o que se compreende dada a acidez natural das águas da região devido à predominância dos granitos. No Arnado a concentração de Ferro acima do valor paramétrico para consumo também poderá estar, eventualmente, associada às características geológicas da região, sendo importante a realização de uma nova análise, o mesmo se passando com a turvação cujos resultados poderão estar associados à dinâmica do rio no período em que a análise foi efetuada.
Um estudo mais profundo e conclusivo quanto à identificação das fontes de poluição das águas do rio Lima e a inerente degradação da qualidade das mesmas pressupõe a colheita de amostras de água e respetivas análises, de preferência pelo mesmo laboratório, nos seguintes locais: albufeira da barragem de Touvedo, a jusante da confluência do rio Vez com o rio Lima e novamente no Arnado. Para além da identificação das eventuais fontes poluidoras será ainda conveniente contactar as câmaras municipais de Ponte da Barca, Arcos de Valdevez e Ponte de Lima e galegas e solicitar informação relativamente ao tratamento das águas residuais domésticas e industriais descarregadas no rio Lima.
A qualidade da água foi apenas analisada numa perspetiva de consumo humano, não obstante as águas do rio Lima são também utilizadas para a prática balnear, rega e fins piscícolas, assim sendo anexo os diplomas legais que regem a qualidade da água para estes diferentes usos com vista a interpretarem se as águas em causa podem ou não ser usadas para os fins acima referidos.
Eng. Horácio Faria, do Município de Viana do Castelo

Sem comentários:

Enviar um comentário